Rui Silva, atleta que ganhou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2004, trocou o Sporting pelo Benfica. Depois de mais de vinte anos em Alvalade, o corredor vai agora representar o clube da Luz. A decisão de sair do Sporting já tinha sido anunciada em fim de setembro, mas ainda não havia confirmação de qual seria o futuro do atleta. No Benfica, Rui Silva será também treinador.

Nas últimas semanas tem havido várias movimentações de atletas entre os dois clubes da Segunda Circular. Nelson Évora e Marco Fortes, até agora do Benfica, passaram para o Sporting — que também tentou convencer a judoca Telma Monteiro a atravessar a estrada, apesar de não ter havido nenhuma proposta formal, como recentemente explicou Vicente Moura, vice-presidente do clube leonino. Mas ainda foram desviados da Luz os atletas Hélio Gomes, Rasul Dabo, Tiago Aperta, Marcos Caldeira e Jorge Paula. O clube de Alvalade selou ainda contratos com três atletas que não representavam o Benfica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rui Silva, atualmente com 39 anos, ganhou a medalha de bronze na prova dos 1.500 metros em Atenas 2004 e, no ano seguinte, também foi bronze nos Mundiais de Atletismo de Helsínquia. Em 2001 sagrou-se campeão mundial em pista coberta nessa distância. O atleta assinou pelo Sporting em 1995, quando tinha apenas 18 anos. Dedica-se neste momento às disciplinas de fundo, meio fundo e 5.000 metros.

“É com muito orgulho que aceitei o convite para representar o Sport Lisboa e Benfica. Sinto esta camisola e sinto também que tenho uma grande responsabilidade e estarei à altura dela”, disse o atleta numa curta declaração em vídeo partilhada no Twitter do clube.

A contratação de Nelson Évora pelo Sporting está a levantar dúvidas jurídicas ao Benfica e o assunto deverá mesmo ser discutido esta quarta-feira numa reunião da direção da Federação Portuguesa de Atletismo.