Web Summit

“Pop Galo”, um galo de Barcelos à beira Tejo plantado

2.390

"Pop Galo", o novo projeto da artista Joana Vasconcelos, foi montado esta quarta-feira na Ribeira das Naus. A obra, com dez metros de altura, foi realizada no âmbito da Web Summit.

O galo gigante pesa quase quatro toneladas e foi forrado com 17 mil azulejos

Paulo Spranger /Global Imagens

Tem dez metros de altura e pesa quase quatro toneladas. O Pop Galo, a nova obra de Joana Vasconcelos, foi plantado esta quarta-feira à beira Tejo, na Avenida da Ribeira das Naus, para assinalar o início da Web Summit, que arranca na próxima segunda-feira. O Galo de Barcelos gigante, forrado com 17 mil azulejos, é um dos muitos projetos que compõem a “montra portuguesa” que o Governo quer criar para promover o melhor de Portugal.

Ao Observador, Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, explicou que “o que Joana Vasconcelos fez foi aproveitar a tradição do nosso tão conhecido Galo de Barcelos e transformá-lo num galo tecnológico, com dez metros de altura, construído com azulejos”, que à noite será iluminado por 16 mil leds. “De dia é uma coisa, à noite outra”, frisou.

A peça começou a ser construída há cerca de um ano e meio, e foi forrada com azulejos da fábrica Viúva Lamego, fundada em 1849, como explicou a artista à RTP. Além dos leds, inclui ainda nove metros de cabos elétricos. “É um objeto de grande escala”, conclui Joana Vasconcelos. O público pode interagir com a peça através de um código QR e “selecionar uma cor e com essa cor uma composição musical feita pelo Jonas Runa”, um compositor lisboeta.

Em declarações prestadas ao jornal Público, a artista referiu que a obra é uma revisitação “da cultura pop”. “A mistura de materiais inusitados que conjugados dão uma espécie de nova versão do nosso ambiente. Aqui, o que misturo são leds com azulejo, e são os leds que dão um lado tecnológico a este galo. E é a tecnologia que permite uma maior interação com o público”.

Os trabalhos de construção do galo foram concluídos na quarta-feira, mas o Pop Galo só será oficialmente inaugurado no domingo, às 17h00, numa cerimónia que contará com a presença do primeiro-ministro António Costa. Da Ribeira das Naus será depois levado para Pequim para as comemorações do novo ano chinês.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rcipriano@observador.pt
Caixa Geral de Depósitos

Caixa para que te quero

Inês Domingos

Centeno quis a toda a força financiar a Caixa para lá do que seria aparentemente preciso, mas disse no Parlamento que não tem interesse no resultado da auditoria que revelou os desmandos socialistas. 

Governo

A famiglia não se escolhe? /premium

Alberto Gonçalves
248

Se ainda não se restringiu o executivo aos parentes consanguíneos ou afins do dr. Costa, eventualidade que defenderia com empenho, a verdade é que se realizaram amplos progressos na área do nepotismo

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)