Depois da apresentação do Coupé, primeiro, e do Sportback, depois, a Audi acaba de dar agora a conhecer a nova geração A5 Cabriolet, desde já também na variante S5. Com chegada ao mercado nacional prevista para Maio de 2017, o mais recente descapotável da marca dos quatro anéis segue a linguagem de design desvendada com o coupé e marcada por uma grelha frontal Singleframe tridimensional, agora mais plana e ampla, uma linha de cintura subida e elegante, cavas das rodas salientes, além de uma traseira de linhas rectas, com a terceira luz de stop a surgir na zona superior da tampa da bagageira, junto ao compartimento destinado a acomodar a capota.

Cerca de 47 mm mais comprido (4.773 mm) e com uma distância entre eixos aumentada em 14 mm (2.765 mm) face ao antecessor, o novo A5 mantém a opção por uma capota em lona de accionamento totalmente eléctrico, a qual pode ser operada a velocidades até 50 km/h. Necessitando de apenas 15 segundos para completar o processo de abertura e de cerca de 18 segundos para voltar a fechar o habitáculo.

Em termos de iluminação, luzes traseiras em LED, com a marca a propor, como opção para as ópticas dianteiras, LED ou Matrix LED, estas últimas com indicadores de mudança de direcção dinâmicos, tanto à frente como atrás.

Tendo por base a mesma plataforma MLB Evolution das restantes variantes, o novo A5 Cabriolet apresenta alterações na suspensão traseira, que passa a ser de cinco braços ao invés da anterior solução trapezoidal, sendo que, opcionalmente, o modelo pode também adoptar amortecedores adaptativos. De série, a nova direcção electromecânica, sendo que, para os condutores com ambições mais desportivas, a Audi disponibiliza – como opcional – direcção dinâmica, cuja principal característica é o facto de variar a desmultiplicação de acordo com a velocidade do veículo e o ângulo de direcção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Face ao anterior modelo, também há diferenças no peso (-40 kg) e na rigidez torcional (+40%), com o novo Cabrio a anunciar maior leveza (1.690 kg, com o motor 2.0 TDI de 190 cv) e maior agilidade, graças também ao reforço da estrutura.

Para o interior, onde é possível acomodar quatro ocupantes (2+2), foi anunciado um aumento no espaço disponível no habitáculo, resultado não somente do crescimento nas dimensões, mas também da adopção de bancos mais compactos, os quais acabam por contribuir com um aumento de 26 mm nas quotas ao nível dos ombros nos lugares da frente e de 18 mm para os joelhos dos passageiros dos lugares traseiros.

Audi A5 Cabriolet

Interior mais espaço e confortável

Entre o equipamento de série, destaque para a inclusão de microfones junto aos cintos de segurança, os quais permitem não só manter uma conversação mais fácil quando ao telefone e mesmo com a capota recolhida, como proferir quaisquer ordens dadas por voz ao sistema de infoentretenimento MMI.

Com a capota fechada, a bagageira – com portão de abertura automática (com o pé, como opção) – reclama 380 litros de capacidade, ou seja, mais 60 que anteriormente.

Relativamente a motores, a oferta, na fase de lançamento, passará por três opções: a gasolina, um 2.0 TFSI de 252 cv, ao passo que a gasóleo, o 2.0 TDI de 190 cv e o 3.0 TDI de 218 cv. Para mais tarde, está prevista a introdução da versão de 190 cv do mesmo dois litros a gasolina, assim como da variante de 286 cv do V6 3,0 litros TDI.

Disponíveis com caixa manual de seis velocidades, automática S tronic de dupla embraiagem e sete velocidades, e automática Tiptronic de oito velocidades, estas novas motorizações proporcionam, face à oferta anterior, não apenas um aumento de 17% na potência, como uma redução nos consumos na ordem dos 22 %.

Finalmente, e apenas para o S5 Cabriolet, surge um novo seis cilindros 3.0 TFSI a debitar 354 cv de potência (mais 21 cv que no modelo anterior), garantindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos, a par de uma velocidade máxima anunciada (e limitada electronicamente) de 250 km/h. Isto, já com a ajuda de uma caixa automática Tiptronic e do conhecido sistema quattro, ambos propostos de série.

Ainda sem preços ou equipamentos definidos para Portugal, os novos A5 Cabriolet e S5 Cabriolet serão comercializados na Alemanha por valores a partir de 49.350€ (A5 Cabriolet) e 67.800€ (S5 Cabriolet).

Fique com o vídeo de apresentação, onde pode apreciar não só os novos A5 e S5 Cabriolet, como também algumas imagens da Serra da Arrábida.

[jwplatform 6JDym3uA]