A Câmara da Mealhada apoia com 60 mil euros a realização do Carnaval de 2017, mas admite entregar mais 24 mil euros à Associação Carnaval da Bairrada se o evento for prejudicado pelo mau tempo.

O montante do subsídio é igual ao deste ano, o qual foi fortemente contestado pela Associação Carnaval da Bairrada (ACB), que acusou a autarquia liderada por Rui Marqueiro de desvalorizar um evento considerado “estratégico” para o concelho.

“Sendo um evento estratégico para o concelho, devia merecer, por parte do município, o tratamento adequado a esse estatuto e a esse serviço que presta à estratégia global do município”, alegava a ACB num comunicado assinado pela sua presidente, Filipa Varela Pereira, em que lembrava que o subsídio do município ao evento tinha passado de 84 mil euros em 2015 para 60 mil euros em 2016.

A polémica forçou Rui Marqueiro a vir publicamente garantir que a autarquia estava disponível para” agir como um seguro”, ajudando a ACB a suportar um eventual prejuízo do evento devido às condições climatéricas ou por eventual ausência de público.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Câmara acabou mesmo por ter de entregar mais 24 mil euros à ACB para cobrir prejuízos, uma vez que o mau tempo que se fez sentir durante a edição deste ano afastou o público e levou mesmo à suspensão de um dos desfiles.

Para evitar mais contestação, o executivo municipal incluiu no protocolo a celebrar com a ACB para 2017 a chamada “cláusula mau tempo”, que poderá ser acionada em caso de “condições meteorológicas adversas”.

Nos termos de protocolo, aprovado na última reunião do executivo municipal, o subsídio de 60 mil euros será pago em duas tranches: a primeira, no valor de 25 mil euros, até ao dia 10 de dezembro de 2016, e a segunda durante o mês de janeiro.

A minuta do protocolo estabelece que a ACB tem “a responsabilidade de toda a organização do Carnaval de 2017”, nomeadamente os corsos de Domingo Gordo e de terça-feira de Carnaval com desfiles de carros alegóricos, escolas de samba e ainda o Festival de Samba.

À autarquia cabe o apoio logístico em diversos aspetos, desde o uso de instalações municipais à disponibilização de pessoal para montagem de vedações e limpeza do recinto.

Estabelece ainda que ACB assegurará a participação das escolas de samba (baterias) no Carnaval de Palmo e Meio, destinado a crianças, disponibilizando, nomeadamente, a tenda instalada, caso o mau tempo impeça a realização do desfile.

Em contrapartida, a ACB compromete-se a fornecer à autarquia cópia de todos os documentos finais de prestação de contas, depois de aprovados em Assembleia Geral.