Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão esta terça-feira sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ entre as 22h00 de hoje e as 04h00 de quarta-feira devido à previsão de chuva, por vezes forte.

O aviso amarelo significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para terça-feira nas regiões do Norte e Centro céu geralmente pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir do final da manhã, períodos de chuva fraca a partir do final da tarde na região Norte, tornando-se moderada no final do dia no Minho e Douro Litoral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante norte, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde, e tornando-se moderado a forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora, nas terras altas para o final do dia e formação de geada, em especial nas regiões do interior.

Na região Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde, vento fraco a moderado predominando de noroeste, soprando temporariamente forte nas terras altas e formação de geada nas regiões do interior.

Para a Madeira, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, com abertas a partir do meio da tarde, aguaceiros fracos até meio da tarde nas vertentes norte e nas zonas montanhosas, vento fraco a moderado de nordeste, soprando temporariamente forte nas zonas montanhosas e pequena descida de temperatura, em especial da máxima.

No que diz respeito aos Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, com boas abertas a partir da tarde, chuva fraca na madrugada e manhã e vento sudoeste bonançoso a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 08 e 17 graus Celsius, no Porto entre 05 e 15, em Viana do Castelo entre 04 e 15, em Bragança entre 0 e 11, em Vila Real e Viseu entre 01 e 11, na Guarda entre 0 e 07, em Coimbra entre 03 e 15, em Castelo Branco entre 02 e 14, em Santarém entre 05 e 18, em Évora e Beja entre 04 e 16, em Faro entre 07 e 17, no Funchal entre 16 e 20, em Ponta Delgada entre 14 e 20, na Horta entre 15 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 17 e 21.