Novembro é para homens de barba rija, ou melhor, de bigode. É o Movember. Mas o que fez surgir este movimento pelos bigodes todos os meses de novembro?

Movember - que palavra é esta?

Mostrar Esconder

A palavra foi criada para assinalar a altura do ano da maior campanha pela prevenção do cancro da próstata e dos testículos.

Os criadores decidiram unir a palavra November – o mês em que assinalariam a campanha – e a palavra Moustache (bigode em inglês), por ser um símbolo masculino. Unindo-as numa só surgiu a palavra e o movimento Movember.

 

A causa é nobre e apesar de ter já alguns anos – a ideia surgiu em 1999 na Austrália – só em 2013 é que houve um boom e começou a generalizar-se por todo o mundo. O objetivo é sensibilizar os homens a preocuparem-se com a sua saúde, porque sim, são de barba rija, mas não são de aço.

A fundação Movember Foundation, criada em 2013 por Adam Garone, consiste em alertar os homens para os perigos do cancro, principalmente aqueles que só afetam o sexo masculino: o da próstata e dos testículos.

Para motivar homens e rapazes a aderirem, a fundação oferecia 10 dólares a cada um que deixasse crescer o seu bigode. Hoje em dia, e em pleno mês de novembro, as contas já são outras. O movimento ganhou protagonismo na cara de milhões de homens e para provar isso está o montante que a Movember Foudation conseguiu arrecadar no ano passado – mais de 56 milhões de euros.

Estamos no inicio do mês, por isso rapazes que ainda não aderiram ao movimento façam-no. Pela vossa saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR