O Governo apresenta publicamente a campanha de divulgação e sensibilização do Complemento Solidário para Idosos (CSI) para garantir que todos os pensionistas que necessitam tenham acesso a esta prestação social.

Esta iniciativa decorre de uma recomendação feita pela Assembleia da República, no início de agosto, para que realizasse uma campanha pública de divulgação do Complemento Solidário para Idosos.

Segundo o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, a campanha vai abranger, numa primeira fase, 146 mil pensionistas, que vão ser contactados em sua casa no sentido de verificar se têm condições de acesso ao CSI.

A campanha recorrerá também às forças de segurança, nomeadamente a GNR, que podem ter “uma atuação importante junto dos idosos isolados”, e a outros serviços muito frequentados por idosos, disse o ministro no Parlamento no passado dia 25 de outubro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A iniciativa é apresentada no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa, numa cerimónia que conta com a presença do ministro Vieira da Silva, da secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, e do presidente do Instituto de Segurança Social, Rui Fiolhais.

Na cerimónia serão assinados protocolos com as entidades parceiras desta iniciativa.

Os últimos dados do Instituto da Segurança Social indicam que, em setembro, mais 575 pessoas beneficiaram do CSI, comparativamente a agosto, totalizando 160.492 beneficiários.

Comparando com o período homólogo de 2015, observou-se um decréscimo de 3,1% no número de beneficiários (menos 5.092).