Rui Moura falava durante as comemorações do Dia da Unidade do Comando Territorial de Aveiro, onde realçou a “profusa e significativa” atividade desenvolvida no último ano, neste comando, em matéria de segurança.

Sou testemunha do esforço feito nos últimos meses no cumprimento de missões como são exemplo o apoio ao combate dos fogos florestais em Arouca ou, mais recentemente, o caso iniciado em Aguiar da Beira”, disse Rui Moura, afirmando que os militares estiveram à altura “desta enorme tarefa”.

O homem que terá matado um militar da GNR e um civil, ferindo três outras pessoas a 11 de outubro, entregou-se às autoridades na passada terça-feira em Arouca (distrito de Aveiro), onde residia a família do suspeito.

Na mesma ocasião, o comandante da GNR de Aveiro, Nélson Couto, fez o balanço da atividade desenvolvida ao longo do ano, que aponta para uma diminuição da criminalidade geral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No total, até ao mês de setembro foram registados 9.825 crimes, menos 1.243 do que em igual período do ano passado, sendo de destacar a redução de 8,7% no crime contra o património. No âmbito da criminalidade violenta registaram-se 205 crimes, menos um do que em 2015.

Durante este período, a GNR efetuou 1.807 detenções, sendo 1.012 pelo exercício da condução sob o efeito do álcool, 315 por condução sem habilitação legal e 95 por crimes contra os agentes de autoridade. A GNR registou ainda 1.554 incêndios, tendo sido identificados 27 suspeitos de fogo posto. Relativamente à sinistralidade rodoviária, nos primeiros três trimestres, foram contabilizados 5.634 acidentes, dos quais resultaram 27 mortos, 71 feridos graves e 1.835 feridos leves.

No seu discurso Nélson Couto salientou ainda os “insistentes pedidos” que tem recebido das autarquias a pedir mais efetivos, reconhecendo que os recursos humanos são escassos. Ainda assim, o comandante da GNR de Aveiro sublinhou que tem procurado “soluções locais” dentro da unidade para dar uma resposta às solicitações, anseios e necessidades das populações.

O comando territorial de Aveiro da GNR cobre uma área de cerca de 2.800 quilómetros quadrados e abrange uma população a rondar os 600 mil habitantes.