São já mais de 75 mil os europeus que conduzem um veículo eléctrico da Nissan. Este marco histórico é alcançado numa altura em que as vendas do Leaf no Velho Continente cresceram 10% na primeira metade do ano fiscal de 2016 (que, no Japão, vai de 1 de Abril a 31 de Março do ano seguinte), face ao período homólogo do ano transacto, ao passo que a procura pela e-NV200 aumentou 34%. A nível mundial, a Nissan anunciou recentemente ter já vendido mais de 260 mil veículos eléctricos.

Ao mesmo tempo, e como que sublinhando o papel decisivo que a tecnologia desempenha num automóvel de vocação ambiental, o português Henrique Sánchez decidiu de partir de Lisboa em direcção a Marraquexe ao volante de um Nissan Leaf. O objectivo é ligar dois grandes eventos mundiais: o Web Summit que decorre em Lisboa, e o COP22, a cimeira mundial sobre as alterações climáticas que se realiza naquela cidade marroquina.

Na sua viagem de ida e regresso, o fundador da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) cumprirá mais de 2.600 km bordo de um Leaf de 30 kWh, capaz de oferecer uma autonomia de 250 km no ciclo NEDC. Segundo Henrique Sánchez, a recente instalação de carregadores rápidos na ligação entre Lisboa e o Algarve foi decisiva para a viabilidade da operação, o mesmo acontecendo relativamente à infraestrutura de carregamento recentemente montada entre Tânger e Marraquexe, praticamente apenas com o propósito de servir os que viajarão em caravana até ao COP22 em automóveis eléctricos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR