O serviço de busca e salvamento de Portugal vai receber esta terça-feira um prémio internacional pelas 501 vidas salvas em 2015, informou esta segunda-feira a Marinha.

O prémio, atribuído pela Federação Internacional de Salvamento Marítimo, vai ser entregue ao Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa e ao Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Delgada, durante o encontro regional da federação, que decorre entre esta segunda e quarta-feira em Cascais.

Segundo um comunicado da Marinha, em 2015, aqueles centros salvaram 501 vidas.

Denominado HERO (Honouring Excellence in Rescue Operations), o prémio visa honrar a excelência em operações de socorro, conforme sigla em inglês.

O prémio aplica-se “tanto a indivíduos como equipas que desempenhem missões de resgate, inovações tecnológicas, desenvolvimento de iniciativas e outros serviços no âmbito da busca e salvamento marítimo que se destaquem”, refere o comunicado.

Portugal tem a maior área de busca e salvamento marítimo do continente europeu.

Esta área de responsabilidade é sessenta e duas vezes maior que a área terrestre, compreendendo mais de cinco milhões de quilómetros quadrados”, salienta a Marinha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR