Numa invulgar experiência de realidade virtual, a Jaguar revelou o protótipo de um novo SUV, que será o primeiro veículo eléctrico da marca. O concept, além de simbolizar aquilo que a própria Jaguar descreve como “o início de uma nova”, tem já certa a passagem à produção, devendo começar a ser comercializado em 2018.

Apresentado durante um evento que decorreu ontem , em simultâneo, em Londres e Los Angeles, o I-Pace Concept tem na base um conjunto de motores vanguardistas, dispostos nos eixos dianteiro e traseiro, apoiados por um bateria de iões de lítio de 90 KWh – solução desenvolvida internamente pela Jaguar Land Rover (JLR). De acordo com o fabricante, bastarão pouco mais de duas horas de carregamento na rede pública, através do recurso a postos de CC de 50 kW, para que o I-Pace Concept fique com a carga completa e possa proporcionar uma autonomia superior a 500 km.

[jwplatform lV4aZ1Hh]

Em termos de prestações, a solução eléctrica encontrada garante uma potência combinada de 400 cv e 700 Nm de binário, ou seja, um valor idêntico ao binário do F-Type SVR, além de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em cerca de 4 segundos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Este veículo eléctrico foi concebido a partir do zero, sem quaisquer compromissos de performance. Desenvolvemos uma nova arquitectura e utilizámos a melhor tecnologia à nossa disposição”, afirmou, na ocasião, o director de Engenharia da JLR, Wolfgang Ziebart, sublinhando que o protótipo “tira o máximo partido do potencial dos veículos eléctricos, no que respeita à utilização de espaço, experiência de condução e performance”.

[jwplatform pSdrSkWz]

Já o director de Produção, Ian Hoban, assegurou que “os motores eléctricos proporcionam uma resposta imediata, sem atrasos, passagens de caixa nem interrupções”, com a experiência de condução a beneficiar quer do binário “muito superior ao dos motores de combustão interna”, quer das “vantagens da tracção às quatro rodas”.

No evento de apresentação, os convidados puderam ainda – graças à realidade virtual criada pelo realizador Alexander Horton, com recurso à tecnologia fornecida pelas empresas HTC, Dell, RedWind e Imagination – sentar-se nos bancos dianteiros e traseiros do Jaguar I-Pace Concept.

[jwplatform Doij8eCg]

Nas palavras do director de Design da marca, Ian Callum, “o interior do I-Pace Concept foi concebido com uma atenção incansável ao detalhe com materiais premium“, apresentando igualmente “uma importante qualidade digital, dado que inclui dois ecrãs tácteis que colocam à disposição do condutor a informação que necessita no momento e local apropriados”.

No evento, a Jaguar garantiu ainda que o futuro SUV apresentará não apenas uma performance centrada no condutor, como também uma dinâmica de condução ágil e precisa, que a marca diz ser “sem precedentes num veículo eléctrico”.

Quem quiser adquirir o I-Pace já pode sinalizar o seu interesse, indo ao site da marca e clicando no botão “Quero um”. Entretanto, para que seja possível senti-lo, a Jaguar anunciou que será apresentado ao público amanhã, durante o Salão Automóvel de Los Angeles, um protótipo em formato físico.