Pedro Calafate lançou na passada sexta-feira, dia 11 de novembro, o livro Portugal, um Perfil Histórico da coleção Ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos, no El Corte Inglés de Lisboa. Nesta publicação, Pedro Calafate recupera aquele que foi o pensamento de alguns portugueses, filósofos, sobre a identidade do país e as mudanças que sofreu ao longo dos anos.

A apresentação do livro contou com a presença de Miguel Nogueira de Brito, que explicou que o livro “reflete sobre o lugar de Portugal no conserto das nações e da Europa, no contexto das relações internacionais de Viena em 1915”.

O autor do livro conta que ainda se debateu um pouco quanto ao título do livro, uma vez que este “não é um perfil”, explica Pedro Calafate, “é mais uma história da história, das imagens, que alguns dos pensadores foram formando sobre nós [povo português]”. O autor explicou ainda que quis mostrar que “uma identidade não é uma realidade estática” mas sim uma “consciência de si que se vai afirmando”.

O livro percorre os tempos desde a Idade Média até à contemporaneidade, dando a conhecer quais foram os caminhos percorridos de maneira a que, no século XXI, se possa aprender algo com o passado histórico do país. Uma análise mais profunda do modo como o povo se foi idealizando que, de uma maneira ou de outra, acaba por ser aquilo que tentamos recriar nos dias correntes. Mas, tal como refere o autor, não se pode esperar algo exaustivo sobre o tema “mas antes uma escolha do autor, com base em critérios de valorização que não podem deixar de ser pessoais”.

A obra é então um conjunto de reflexões sobre Portugal e os portugueses através de vários tópicos, delineados no tempo, de maneira a permitir construir um espaço articulado de reflexões que possam ser entendidas por qualquer pessoa e não apenas por especialistas da área.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR