Como já se previa, Elon Musk, o controverso e hiperactivo empresário sul-africano, fundador da PayPal e da Space X, levou a sua avante e recebeu mesmo a aprovação dos accionistas da Tesla (a que preside) para adquirir a SolarCity, a empresa de instalação de sistemas de energia solar residenciais de que é fundador, presidente e principal accionista. O negócio envolverá uma troca de participações da ordem dos 1,8 mil milhões de euros (os accionistas da SolarCity receberão 11% de uma acção da Tesla por cada acção que detenham da empresa), e a operação acabou por ser validada por 85% dos accionistas da Tesla. Isto não obstante a SolarCity ser uma empresa altamente deficitária, pois a 30 de Setembro, os seus activos financeiros eram de 244 milhões de euros, e o passivo ascendia a 6,3 mil milhões de euros.

Aos que o apoiaram, Musk afirmou “A vossa fé será recompensada”. E a fé poderá, mesmo, ser um dado decisivo nesta equação, tendo em conta que as acções da Tesla já caíram praticamente 20% só este ano, tendo sofrido importante revés após a vitória eleitoral de Donald Trump. O que não será de espantar, tendo em conta as posições publicamente assumidas pelo presidente eleito dos EUA em matérias como o aquecimento global, a protecção do meio ambiente e a contribuição da indústria automóvel para estas problemáticas – ao ponto de um dos seus conselheiros para as questões ambientais ter já aventado a suspensão dos subsídios governamentais para a aquisição de automóveis eléctricos.

Ao mesmo tempo, a Tesla vê-se a braços com uma investigação que incide sobre a morte de um proprietário de um Tesla enquanto circulava no seu veículo, fazendo uso do famoso sistema de condução semi-autónoma AutoPilot. A marca americana tem ainda por missão quintuplicar a sua produção anual a curto prazo, assim como lançar o muito esperado Model 3 no próximo ano, a um preço de entrada de 33 mil euros no mercado doméstico.

Ainda assim, Musk reafirmou não esperar que a Tesla tenha de realizar novo aumento de capital para financiar o lançamento do Model 3, ao contrário do que prevê a maioria dos analistas. E a sua previsão de que a integração da Solarcity aumente em praticamente um milhão de euros a receita da Tesla em 2017. Projecções para as quais a mesma “fé” terá sido factor determinante…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR