Passear entre as ruas de Xexuão é como caminhar pelo céu dentro: as paredes das casas, encaixadas nos contrafortes das montanhas do Rife, estão todas pintadas de um azul a fugir para o turquesa que contrasta com as flores verdes, os vasos cor-de-laranja e os lenços vermelhos das vendedoras marroquinas. O encanto combina com a História religiosa da região: aqui está sepultado o sufista Moulay Abdeslam Ben Mchich Alami, santo padroeiro da aldeia, que embora seja o lar de muitos judeus, foi durante muito tempo interdita a não muçulmanos.

Mergulhar nas pequenas aldeias espalhadas pelo mundo é também conhecer parte dele. Mas o que as destaca estas de todas as outras é a beleza das suas paisagens e a tranquilidade que nelas reina. Olhar em redor nestes sítios é encontrar mil e uma perspetivas de onde se pode retirar um novo postal.

Agora, é hora de passear: vagueie na fotogaleria e encontre 55 aldeias encantadoras. Tão encantadoras que podiam ser habitadas pelas princesas que viviam no nosso imaginário de crianças.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR