A 63.ª edição do Grande Prémio de Macau, que terminou hoje, teve 81.000 espetadores e o hino português tocou duas vezes no mesmo dia, algo inédito, como destacou o secretário que tutela o desporto no governo local.

O piloto Tiago Monteiro tornou-se o primeiro português a ganhar a Corrida da Guia do Grande Prémio de Macau e António Félix da Costa voltou a vencer a prova de Fórmula 3, título que já tinha conseguido em 2012.

“Dois portugueses ganharam, fiquei muito feliz. Não fui só eu, a comunidade portuguesa toda [em Macau] fica muito contente com isso. Nunca se ouviu o hino [de Portugal] por duas vezes no mesmo dia, só hoje, só nesta edição do Grande Prémio. Toda a gente tem de ficar contente”, disse o secretário dos Assuntos Sociais do Governo de Macau, Alexis Tam, a jornalistas portugueses e meios de comunicação social em português de Macau.

O secretário fazia um balanço da edição deste ano do Grande Prémio de Macau, que considerou “fantástica” e “uma das melhores”. Quando questionado por que dizia isso, respondeu que, entre outras coisas, houve a vitória inédia de dois portugueses em duas provas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alexis Tam fez um balanço “muito positivo” do Grande Prémio deste ano, com “várias corridas fantásticas”, que, “felizmente, correram muito bem”, realçando que houve duas provas que contaram para taças mundiais da Federação Internacional Automóvel (GT e Fórmula 3), além de ter sido o 20.º ano da corrida de motas.

O secretário disse ainda ser “muito cedo” para dizer ou saber se a Corrida da Guia voltará a fazer parte do Campeonato Mundial de carros de turismo WTCC, como aconteceu até 2014.

Em 2015 e 2015, esta corrida integrou o campeonato TCR International Series.

“Depende de muitos fatores”, disse Alexis Tam, que realçou que o Grande Prémio de Macau é “um evento internacional reconhecido”, em que “toda a gente” quer participar, mas é “preciso escolher os melhores”, porque a prova tem poucos dias de competição.

Quatro pilotos portugueses participaram na 63.ª edição do Grande Prémio de Macau, que arrancou na quinta-feira, com os primeiros treinos, e teve, no total, 81.000 espetadores, 31.000 dos quais hoje, segundo dados da organização.

Além de Félix da Costa e Tiago Monteiro, estiveram em Macau André Couto (que corre por Macau e terminou em 12.º na Taça GT) e André Pires, que ficou em 19.º nas motos.

A Fórmula 3 contou pela primeira vez para a Taça do Mundo da Federação Internacional Automóvel (FIA), pelo que Macau passou a ser o único lugar do mundo que recebe simultaneamente duas Taças do Mundo, em termos de desporto motorizado, segundo a organização.