O recém-eleito presidente dos EUA vai ter de deslocar-se nos veículos oficiais, segundo as especificações dos Serviços Secretos americanos e de acordo com o protocolo. Mas, e se Donald Trump estivesse em condições de impor a sua vontade, como seriam o Air Force One e o Cadillac One? Com muitos dourados, quase de certeza, conhecida que é a paixão do 45º Presidente dos EUA por tudo o que brilhe.

Se muitos se interrogam como seriam os meios de transporte oficiais do sucessor de Obama, o realizador sul-africano Neill Blomkamp meteu as mãos à obra e produziu uma versão dos dois veículos, que acordo com o se conhece das tendências de Trump. Não o futuro presidente, de quem ainda não há obra feita, mas sim do mongol do imobiliário, conhecidos que são os seus inúmeros projectos nesta área, que vão desde torres de habitação a prédios de escritórios, passando por campos de golfe.

Segundo Blomkamp, se fosse permitido a Donald Trump levar a sua avante, o Air Force One abusaria dos dourados ou mesmo de aplicações em ouro, para além de uma estufa no topo da fuselagem, assim à laia dos terraços dos seus prédios. Tudo repleto de flores e arbustos. E, como não podia deixar de ser, face à apregoada postura belicista de Trump, o aparelho estaria equipado com metralhadoras e canhões à frente e uma imensa bomba atómica, sempre pronta a cair em cima do primeiro país que ameaçasse os EUA. Ou que contrariasse o presidente.

O Cadillac One também não escapou à ironia do realizador de filmes como Chappie e Distric 9, com Blomkamp a prever um veículo imponente e dourado – what else? –, muito à moda dos imperadores romanos. Com o espírito vingativo do futuro presidente, é bem possível que ou o sul-africano aprenda a realizar filmes à distância ou tão depressa não vá voltar a trabalhar nos EUA. Pelo menos, nos próximos quatro anos. Ou mesmo oito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR