Pausa para jornadas: o debate no Parlamento será retomado dentro de momentos. No auge da discussão do cada vez mais fechado Orçamento do Estado para 2017, a bancada parlamentar do PS inicia este domingo o primeiro de três dias de jornadas parlamentares no distrito da Guarda. O encerramento, como é habitual, será feito pelo primeiro-ministro António Costa, já depois de três ministros (Vieira da Silva, Capoulas Santos Mário Centeno) falarem aos deputados sobre a proposta de Orçamento.

As jornadas têm como mote “Valorizar o território e relançar a economia” e são das últimas oportunidades que os deputados do PS têm para discutir entre si o Orçamento, antes do início do derradeiro debate na especialidade em plenário, que se inicia logo na quinta-feira, 24. Menos de 48 horas depois do fim das jornadas.

O dia de política dura no encontro na Guarda é claramente a terça-feira. O dia começa logo com o líder parlamentar, Carlos César, a intervir. Logo a seguir ao almoço, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, fala sobre a “reforma da floresta”. Um dos painéis fortes é claramente o segundo desse terceiro dia, cujo o tema diz ao que vai: “Orçamento do Estado para 2017”. E conta como oradores com dois pesos-pesados do governo: o ministro das Finanças, Mário Centeno, e o ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva.

Mário Centeno poderá explicar, por exemplo, como foi alcançado o acordo, já em sede de especialidade, para que houvesse um aumento das pensões mais baixas (entre 275 e 628 euros) de cerca de seis euros. E até ainda pode ir o processo negocial dentro das propostas que existem (o prazo de entrega terminou na sexta-feira).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No encerramento das jornadas, a deputada Maria Antónia Almeida Santos — filha do homem que será lembrado ao longo destes dias — apresentará as conclusões das jornadas e o líder parlamentar, Carlos César, e o primeiro-ministro (aqui na qualidade de secretário-geral do PS) farão as intervenções do encerramento.

António Costa não deixará, certamente, de destacar as “boas notícias”, que o governo teve na última semana, como os números do crescimento, o elogio da Comissão Europeia ao Orçamento do Estado e até as palavras de um vice-presidente da comissão, Pierre Moscovici, a classificar Portugal como o “melhor aluno” entre os (oito) países em risco de não cumprimento do Tratado Orçamental.

Para este domingo, estava prevista uma homenagem em Vide, no município de Seia, ao antigo presidente honorário do PS António de Almeida Santos, mas a chuva fez com que a cerimónia fosse desmarcada. O dia de segunda-feira vai ser feito de visitas às concelhias, com grupos de deputados a visitarem empresas, autarquias e estruturas locais do partido em localidades como Celorico da Beira, Trancoso, Pinhel, Meda, Foz Coa, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Sabugal, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Gouveia e Manteigas.