O secretário-geral da ONU designado, António Guterres, vai reunir-se com o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, na quinta-feira em Moscovo, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

“Vai ser dada prioridade à difícil situação mundial e à resolução das graves crises regionais, a mais importante das quais é a Síria”, disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Guennadi Gatilov, à imprensa russa.

A Rússia, que considerou a escolha do ex-primeiro-ministro português como “possivelmente a melhor” decisão do Conselho de Segurança da ONU nos últimos cinco anos, espera, segundo o mesmo responsável, ouvir de Guterres a sua visão sobre o futuro da ONU.

“Temos grandes esperanças de que Guterres exerça o cargo como um político maduro e capaz de ter em conta os interesses dos principais grupos e países membros”, disse o vice-ministro, sublinhando que “essa não é uma tarefa fácil”, mas corresponde precisamente à função do secretário-geral: “Encontrar um denominador comum entre as posições dos diferentes países”.

Gatilov prosseguiu afirmando que António Guterres tem experiência e demonstrou uma “postura equilibrada” nas anteriores funções, de Alto-Comissário da ONU para os Refugiados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR