A Wine With Spirit precisa de 450 mil euros para desenvolver e expandir a plataforma Lyfetaste, que é uma alternativa aos canais tradicionais de distribuição, na União Europeia, e lançou uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) na plataforma luso-britânica Seedrs. Em troca dos 450 mil euros, a empresa portuguesa de produção de vinhos vai distribuir pelos investidores 5,37% do seu capital. Avaliada em 7,89 milhões de euros, é a primeira loja de vinhos tecnológica portuguesa.

“Procuramos um encaixe para acelerar o crescimento da nossa plataforma de distribuição digital e aumentar o seu potencial, bem como reforçar a infraestrutura tecnológica existente, de modo a responder à forte procura que temos registado e que prevemos que aumente no final de 2016 e no próximo ano”, afirmou João Pedro Montes, CEO e fundador da Wine With Spirit, em comunicado.

A campanha atingiu perto de 30% do objetivo no primeiro dia e vai estar ativa durante mais 60. Para João Pedro Montes, “o modelo de financiamento através do equity crowdfunding permite-nos chegar fácil e rapidamente a um vasto número de investidores, tanto a nível particular como junto dos grandes investidores institucionais de venture capital [capital de risco]”.

Entre os principais investidores institucionais que já investiram na Wine With Spirit encontram-se Leo Biagini (consultor financeiro da Morgan Stanley Private Wealth Management, em Nova Iorque), David Lopes (administrador executivo e director-feral da Fundação Francisco Manuel dos Santos ex-Presidente da Daymon Worldwide ), João André de Barros Teixeira (diretor-geral de inovação na Bundaberg Brewed Drinks e ex- presidente da Coca-Cola para a Europa de Leste) e Luís Cervantes (administrador executivo da SABSEG Seguros).

Fundada por João Pedro Montes, a Wine With Spirit surgiu há quatro anos para “engarrafar emoções”, ou seja, para apostar na produção de vinho que é feita à medida das emoções de quem os procura. “Trabalhamos da prateleira para a adega e não da vinha para a mesa”, explicou João Pedro Montes ao Observador, num artigo publicado em setembro. É a primeira empresa portuguesa de vinhos a recorrer à Seedrs.

A Seedrs é luso-britânica e permite que indivíduos e instituições invistam em várias empresas com forte potencial de crescimento, através de um processo online. É uma das principais plataformas de equity crowdfunding, aberta a investidores e empresas na Europa, e a primeira plataforma a nível mundial a ter a sua atividade autorizada e regulada, especificamente pelo regulador Financial Conduct Authority, no Reino Unido, tendo autorização para operar em qualquer país da União Europeia. Tem escritórios em Lisboa, Londres, Nova Iorque, Amesterdão e Berlim.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR