“Avé, Trump! Avé ao nosso povo! Avé, vitória!”

Foram estas as primeiras palavras do discurso de Richard Spencer este sábado no encontro anual do National Policy Institute (NPI), enquanto a plateia aplaudia — e entre estes, alguns a responderem com o braço direito erguido, fazendo a saudação popularizada pela Alemanha nazi.

Os gestos repetiram-se a propósito de outras tiradas de Richard Spencer, um dos fundadores do movimento político Alt-Right, que mistura elementos do conservadorismo com a defesa da supremacia branca. “Ser branco é ser ambicioso, é ser de uma cruzada, é ser um explorador e um conquistador (…) Nós construímos, nós produzimos, nós avançamos”, disse. “Nós não exploramos outros grupos, nós não ganhamos nada com a presença deles, são eles que precisam de nós e não o contrário.”

Richard Spencer acusou ainda a imprensa de ter “aberto uma guerra contra a legitimidade de Trump e contra a continuidade da existência do povo branco americano”. “A América foi, até esta última geração, um país branco feito para nós e para a nossa posteridade. É a nossa criação. É a nossa herança e pertence-nos”, acrescentou.

De acordo com a revista Atlantic, que publicou o vídeo daquela cimeira, o NPI descreve-se como “uma organização independente dedicada à herança, identidade e o futuro dos povos de ascendência europeia nos Estados Unidos e em todo o mundo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR