A economia de Moçambique cresceu 3,7% no terceiro trimestre e registou uma subida do Produto Interno Bruto (PIB) acumulado de 4% de janeiro a setembro, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Numa nota que divulgou na sua página da Internet, o INE indica ainda que o PIB do segundo trimestre foi revisto em baixa, de 3,7% para 3,4%.

“O desempenho da atividade económica no terceiro trimestre de 201 6 é atribuído, em primeiro lugar, ao setor terciário, que cresceu 6,1 %, com destaque para o ramo do comércio e serviços de reparação, com uma variação de 4,7%”, diz o INE.

O setor primário foi o segundo que mais cresceu, com uma subida de 4,7%, induzido pelo ramo da indústria extrativa, que registou uma contribuição de cerca de 11,5%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ramo secundário também observou um crescimento positivo, de 2,1%, impulsionado pelo ramo da indústria transformadora, com uma variação de 6,2%.

No período em análise, o ramo da agricultura, pecuária, caça, silvicultura, atividades relacionadas e pesca, teve maior participação na economia, com um peso no PIB de 26,6%, seguido dos ramos dos transportes, armazenagem e atividades auxiliares dos transportes, e informação e comunicações, com uma contribuição conjunta de 11,5%, refere a nota do INE.

O ramo do comércio e serviços de reparação ocupa o terceiro lugar, com 11,1 %, seguido do ramo da indústria transformadora, com um peso de 8,7 %.

O Governo e o banco central preveem um crescimento económico de 3,7% no final do ano.