Um responsável pelas operações na China da fabricante de automóveis Daimler, detentora da marca Mercedes-Benz, foi transferido após ter alegadamente insultado um grupo de chineses e usado gás pimenta, numa disputa por um lugar de estacionamento.

“Vivo há um ano na China. A primeira coisa que aprendi aqui é: os chineses são todos uns cabrões”, terá dito Rainer Gaertner, diretor executivo da Daimler no país asiático. O homem alegadamente usou ainda gás pimenta para afastar um grupo de transeuntes que o confrontou.

As palavras do executivo geraram milhares de comentários nas redes sociais chineses. “Todos os estrangeiros que não gostam da China devem ser postos fora do país, sem exceção”, comentou um utilizador no Sina Weibo, o Twitter chinês, refletindo a opinião dominante entre os internautas. Outro reagiu assim: “Os chineses devem erguer o peito. A nossa nação é muito forte. Não estamos abaixo de ninguém”.

Em comunicado, o grupo Daimler afirmou que o incidente é prejudicial para a empresa, independentemente do que Gaertner terá dito, e anunciou que o diretor será transferido para outro país. A empresa afirma que resolveu a disputa de “forma amigável” com o condutor do outro veículo e que a polícia de Pequim resolveu encerrar o caso.

A China é o maior mercado automóvel do mundo e, em 2015, foram vendidos 24,6 milhões de veículos no país – um recorde na história do setor automóvel. Os consumidores e imprensa chinesa são particularmente sensíveis a atitudes e palavras entendidas como ofensivas para a China e casos do género tornam-se quase sempre virais nas redes sociais do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR