Todos os dias, às 9h06, nos vinte escritórios da Pivotal Software em todo o mundo, toca um sino ou um gongo, a indicar o início do dia de trabalho. Nem mais minuto, nem menos minuto. É precisamente às 9h06, todas as manhãs, que os informáticos da empresa norte-americana de criação de software começam a trabalhar. À BBC, o fundador da empresa, Rob Mee, explica que o objetivo é tornar o dia de trabalho o mais produtivo possível.

O dia começa com um pequeno-almoço gratuito para todos os funcionários antes da hora oficial de entrada. Depois, às 9h06, há uma reunião — a única do dia — para distribuir tarefas e analisar o que é necessário fazer ao longo do dia. Terminado o encontro, os programadores dirigem-se para os seus postos de trabalho e não são interrompidos mais nenhuma vez. A não ser, claro, às 18h. É que a Pivotal é tão rigorosa com a hora de entrada como com a hora de saída, e ninguém está autorizado a ficar a trabalhar depois das 18h. “Os programadores não programam bem se estiverem muito cansados, por isso não os queremos a trabalhar até tarde”.

A ideia surgiu da observação atenta das rotinas, explica Rob Mee. “Apercebi-me de que os programadores, se forem deixados aos seus horários, podem aparecer só por volta das 10h. E se não comerem de forma adequada, vão ter fome às 11h, e param para comer, o que, por sua vez, torna a tarde muito longa. Isto não é muito eficiente”, conta o CEO da empresa à estação britânica. Por isso, a Pivotal lembrou-se de oferecer o pequeno-almoço aos funcionários. “Dá-lhes um motivo para chegar aqui” todas as manhãs, sublinha.

Mas esta necessidade de eficiência não explica as 9h06. “Pensámos que se puséssemos o horário de entrada às 9h00, os funcionários iriam martirizar-se a pensar que chegariam atrasados”, explica Rob Mee. “Por isso, pensámos ‘porque não ser às 9h05?’. Mas isso era demasiado preciso, e os programadores não gostam de ser demasiado otimistas. Por isso, ficou às 9h06. E, com o tempo, tornou-se divertido”, conclui.

A medida parece estar a ajudar a empresa a ter sucesso. Segundo a BBC, a Pivotal é uma das empresas mais bem-sucedidas de que a maioria das pessoas nunca ouviu falar, estando neste momento avaliada em cerca de 2,6 mil milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR