A peça ‘A origem das espécies’, a partir da obra homónima de Charles Darwin (1809-1882), estreia, esta quarta-feira, na Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), em Lisboa.

‘A origem das espécies’ é uma ‘criação’ de Carla Maciel, Crista Alfaiate, Marco Paiva e Paula Diogo, e estará em cena até 18 de dezembro.

“Um espetáculo de teatro destinado à infância e juventude, que parte da obra de Charles Darwin sobre a Teoria da Evolução das Espécies, e faz embarcar o público numa viagem teatral sobre a grande e milenar aventura da vida no planeta”, afirma em comunicado o TNDM.

“Recorrendo a uma forte componente visual e sonora, o espetáculo pretende transmitir aos mais novos os conceitos e investigações fundamentais de Darwin de um modo estimulante e divertido”, segundo a mesma fonte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A peça contou com apoio à dramaturgia de Gonçalo Waddington, cenografia de F. Ribeiro, figurinos de Catarina Graça, música original de Bruno Pernadas e vídeo de Mário Melo Costa.

No mesmo comunicado, o TNDM enuncia os pressupostos desta criação coletiva: “Porque estamos aqui? Porque existimos? Como surgiu toda a complexidade de espécies?”.

“Darwin questionou e foi à procura de respostas numa viagem. Durante essa travessia descobriu inúmeros animais e as maravilhas da vegetação dos trópicos. Esta curiosidade infindável, que o acompanhou desde criança, mudou a nossa maneira de ver o mundo”, lê-se no mesmo texto.

“Agora – prossegue o comunicado – de regresso dessa aventura, transformamo-nos em colecionadores, primatas e espécies luminescentes, cientistas, biólogos, amantes de pássaros e curiosos, cheios de perguntas que não nos deixam descansar”.

Esta peça é levada à cena em parceria com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, de Lisboa.