A Comissão Europeia apresentou um pacote de reformas para reforçar a capacidade de resistência dos bancos da União Europeia (UE) e promover a estabilidade financeira.

Bruxelas propõe, nomeadamente, medidas destinadas a melhorar a capacidade de resistência das instituições da UE e a promover a estabilidade financeira.

Outro dos objetivos do pacote legislativo é melhorar a capacidade de concessão de crédito pelos bancos com vista a apoiar a economia da UE, nomeadamente reforçando a capacidade de os bancos concederem empréstimos às Pequenas e Médias Empresas (PME) e financiarem projetos de infraestruturas.

A Comissão Europeia apresentou ainda medidas destinadas a reforçar o papel dos bancos na realização de mercados de capitais mais profundos e mais líquidos na UE, a fim de favorecer a criação de uma União dos Mercados de Capitais.

A redução dos custos de emissão ou detenção de certos instrumentos (obrigações cobertas, instrumentos de titularização de elevada qualidade, títulos de dívida soberana e derivados utilizados para fins de cobertura) está incluída na proposta que terá que passar pelo crivo do Parlamento Europeu e do Conselho da UE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR