Sete distritos de Portugal continental vão estar, na quinta e sexta-feira, sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, informou, esta quarta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu e Coimbra vão estar sob aviso amarelo entre as 21h de quinta-feira e as 9h de sexta-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes.

O aviso amarelo corresponde a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

O IPMA prevê, para esta quarta-feira, nas regiões do Norte e Centro do continente, céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do interior, e aumentando temporariamente de nebulosidade no litoral durante a tarde e períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos, mais frequentes no interior, que serão de neve acima de 1000/1200 metros.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado nas terras altas até início da tarde, neblina ou nevoeiro matinal, formação de gelo ou geada, em especial no interior e pequena descida da temperatura mínima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade a partir da tarde, em especial no Alentejo, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no litoral oeste a partir da tarde, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado nas terras altas até início da tarde.

A previsão aponta ainda para possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, formação de geada no interior e pequena descida da temperatura mínima.

No que diz respeito à temperatura, em Lisboa vai variar entre 8 e 14 graus celsius, no Porto entre 04 e 13, em Vila Real e Viseu entre 3 e 9, em Bragança entre 0 e 9, na Guarda entre 1 e 3, em Coimbra entre 4 e 13, em Castelo Branco entre 5 e 11, em Santarém entre 5 e 15, em Évora e Beja entre 3 e 13 e em Faro entre 7 e 16.