É verdade que os sportinguistas nunca morreram de amores por Fábio Coentrão — o agora jogador do Real Madrid cresceu para o futebol no rival Benfica. Por isso, quando ao minuto 71 substituiu Marcelo, Coentrão pisou o relvado ao som de um coro de assobios, episódio que se repetiu sempre que tocava na bola.

Não sabemos se isso provocou, ou não, desconcentração no lateral esquerdo do Real, mas o facto é que protagonizou um momento grave, do ponto de vista futebolístico, ao levar a mão à bola dentro da grande área. E da forma mais caricata que deve haver memória: pediu mão na bola de Campbell, mas quem acabou por fazer essa falta foi ele.

Grande penalidade assinalada a favor do Sporting. O capitão ‘leonino’, Adrien Silva, converteu e o Sporting igualou o Real no marcador. E se não fosse Benzema, ao 87′, a recolocar os merengues na frente, o erro do jogador português podia ter complicado as contas da Champions ao clube de Madrid.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ora tal situação gerou, como seria de esperar, sentenças hilariantes do ‘tribunal das redes sociais’. Por entre memes e comentários, Fábio Coentrão foi a personagem principal na Internet, na última noite.

Segundo os internautas esta foi a postura de Coentrão durante o jogo.

Também se fala em pedidos de desodorizante no decorrer da partida.

Comentou-se também a situação que levou Coentrão a levantar o braço na grande área: pediu falta por mão na grande área, mas foi ele que acabou por cometer a falta.

No Twitter ainda se previu o que Zidane iria fazer ao jogador quando o encontrasse no treino do dia seguinte. Seria mais ou menos isto:

“Estive mal e tenho de mudar”

Para além do erro crasso, Fábio Coentrão não teve grande brilho no total dos minutos jogados em Alvalade. No entanto a causa vem já de trás, dos seus tempos de Mónaco. É que o jogador português, ao serviço do Mónaco por empréstimo do Real de Madrid, contraiu uma lesão que o afastou largos meses dos relvados, tendo falhado inclusive a convocatória de Fernando Santos para o Europeu 2016.

O seu ritmo de jogo baixou assim como o número de oportunidades dentro da equipa madrilena. Ontem teve uma exibição considerada má. Aliás, no fim do jogo, Coentrão, além de admitir a culpa no caso da grande penalidade, assumiu também que este não é o seu melhor momento e que vai ser difícil ultrapassar Marcelo, jogador que joga também na sua posição e que tem sido titular indiscutível no onze de Zidane.

“Foi uma asneira muito grave da minha parte, estive mal e tenho de mudar. A minha mão é real, toda a gente viu. Não posso estar a pedir mão. Pedi mão do Joel Campbell porque creio que foi mão, mas eu não posso estar ali a pedir mão, com os braços levantados. Tenho de estar concentrado.”

Relativamente à fase que atravessa, Coentrão admitiu que não está a aproveitar as oportunidades que lhe estão a ser dadas. “Estou a jogar mal. Eu sei ver”, afirmou o jogador no fim do jogo da noite de terça-feira em Alvalade.

“Tenho de trabalhar mais para poder mudar e jogar no Real Madrid. Mas agora as coisas não me estão a sair bem, tenho estado bastante mal. Tenho de aproveitar melhor os minutos que o mister me dá.”