Dark Mode 136kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Fotografado um "arco-íris" branco raro na Escócia

Um fotógrafo escocês fotografou um "arco-íris" branco, um fenómeno raro observado em Rannoch Moor. O momento, diz ele, foi "incrivelmente belo" e só pode ser visto em circunstâncias muito especiais.

i

MELVIN NICHOLSON

MELVIN NICHOLSON

Melvin Nicholson passeava pelas terras cobertas de neve de Rannoch Moor, na Escócia (Reino Unido), quando pasmou perante um “arco-íris” branco. Como fiel fotógrafo que é, eternizou o momento e fê-lo correr pela Internet toda: é que este é um fenómeno raro que apenas se observa em condições atmosféricas muito especiais. Tão especiais que Melvin garante que “foi mais do que mágico e um daqueles dias que não se esquecem durante muito tempo”.

De acordo com o site Earthsky, dedicado a explicar os fenómenos naturais, os arco-íris brancos são arcos de nevoeiro que nascem de forma muito semelhante aos arco-íris comuns. A única diferença é que as gotas de água que compõem o nevoeiro são mais pequenas dos que as que normalmente dão origem aos arco-íris normais (suspensas no ar) e, portanto, refletem cores mais fracas. É também por isso que só pode ser visto se o Sol estiver por detrás do observador.

Como as gotículas dentro de nuvens ou névoas de onde nascem estes arcos são muito pequenas, ao contrário das grandes gotas de água que obrigam a luz solar a separar-se nos sete comprimentos de onda habituais, é possível que estes arcos sejam completamente incolores. São também mais comuns por cima do oceano em alto-mar, quando o dia está mais nublado.

Mas como os identificar? A Earthsky explica tudo: para encontrar os arco-íris brancos devemos olhar para o lado contrário ao do sol e olhar para a região do céu que faz um ângulo de 35 a 4o graus com o horizonte. Como os arcos de nevoeiro têm um contraste muito fraco, tente encontrar pequenos brilhos no fundo. Se estiver em cima de colinas ou montanhas, é possível observar esse arco-íris mesmo por cima da sua cabeça.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.