A Michelin anuncia esta quarta-feira, em Girona, quais são os restaurantes portugueses e espanhóis distinguidos com uma, duas e três estrelas, naquele que deverá ser o melhor ano de sempre para Portugal, segundo a organização. A edição de 2017 do Guia Michelin Espanha e Portugal é apresentada esta quarta-feira, numa cerimónia em Girona, esperando-se que os restaurantes portugueses dupliquem as distinções atuais.

O guia de 2016 manteve em 14 o número de restaurantes portugueses distinguidos, dos quais três com duas estrelas (Belcanto, Ocean e Vila Joya) e os restantes com uma estrela (Bon Bon, Pedro Lemos, São Gabriel, Willie’s, Henrique Leis, Il Gallo d’Oro, Casa da Calçada, Fortaleza do Guincho, The Yeatman, Feitoria e Eleven). Na edição deste ano, o Bon Bon foi a novidade, ao conquistar a primeira estrela (‘muito boa mesa na sua categoria’), enquanto o L’And Vineyards perdeu a estrela conquistada no ano anterior.

Os responsáveis do Guia anunciaram, em outubro, que Portugal terá resultados “bombásticos”, duplicando os galardões, mas não irá conquistar a primeira distinção de três estrelas, a classificação máxima atribuída pelo guia.

Em Espanha, a novidade mais esperada – e já alvo de muita especulação – é a atribuição de três estrelas a um novo restaurante, que se junta aos oito estabelecimentos que gozam desta distinção (Akela’e, Arzak, Azurmendi, El Celler de Can Roca, DiverXO, Martín Berasategui, Quique Dacosta e Sant Pau).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a diretora comercial da Michelin Travel Partner, Mayte Carreño, 2017 será “um ano muito bom, o melhor para Espanha e Portugal desde há vários anos, com estrelas muito distribuídas e a constatação de que a alta gastronomia se desenvolve não apenas em destinos já consolidados”.

Em Portugal e Espanha, o guia distingue atualmente um total de 188 restaurantes, dos quais 23 com duas estrelas (‘mesa excelente, merece um desvio’) e oito com três estrelas (‘cozinha de nível excecional, que justifica a viagem’, todos em Espanha). As estrelas são definidas mediante visitas dos 12 inspetores do chamado ‘guia vermelho’ para a Península Ibérica, que avaliam, entre outros critérios, a qualidade dos produtos, o ponto de cozedura, os sabores, a criatividade, a regularidade da cozinha e a relação qualidade/preço.

Criado no início do século XX para ajudar os viajantes nas suas deslocações, o Guia Michelin é hoje considerado uma referência mundial na qualificação de restaurantes. Portugal entrou no roteiro em 1910.

Os anfitriões da cerimónia desta quarta-feira à noite, que conta sempre com um forte aparato mediático, são os irmãos Roca – que em Girona têm o restaurante El Celler de Can Roca, atualmente considerado o segundo melhor restaurante do Mundo, segundo a votação da revista Restaurant.