A primeira turbina de produção de energia através das ondas da América do Norte começou terça-feira a funcionar na costa leste do Canadá e vai fornecer eletricidade a 500 casas, disseram os seus criadores. A turbina de maré, com dois megawatts, colocada no fundo da baía de Fundy, entre as províncias canadianas de Nova Escócia e Nova Brunswick, “gera com sucesso energia renovável através do poder das marés”, referiu, em comunicado, o consórcio Force, responsável pelo funcionamento daquele mecanismo.

Desenvolvida pelo OpenHydro, uma subsidiária da construtora naval francesa DCNS, a enorme turbina foi colocada no mar a 07 de novembro e depois ligada à rede continental. Uma segunda turbina vai ser colocada no mesmo local em 2017.

A turbina canadiana é uma das “mais poderosas do mundo” e vai acelerar a implantação de outros projetos semelhantes em todo o mundo, disse o vice-presidente da DCNS, Thierry Kalanquin. A eletricidade que vai ser gerada anualmente pelas duas turbinas é equivalente à energia gerada através da queima de 2.000 toneladas de carvão.

A DCNS deve colocar também no próximo ano dos turbinas de produção de energia através das ondas na costa oeste de França.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR