Cerca de mil trabalhadores das empresas públicas de transportes manifestam-se, esta quarta-feira, em Lisboa para reivindicar o descongelamento dos salários e das carreiras, o direito à negociação coletiva e a melhoria do serviço de transportes públicos. A concentração, promovida pela Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), decorre durante a manhã desta quarta-feira na praça Luís de Camões, junto ao Ministério da Economia.

Os manifestantes concentram-se neste momento no Largo de Camões, em Lisboa, estando previsto um desfile que termina frente à Assembleia da República.

Os trabalhadores das empresas públicas de transportes manifestam-se para reivindicar o descongelamento dos salários e das carreiras, o direito à negociação coletiva e a melhoria do serviço de transportes públicos.

As organizações sindicais e comissões de trabalhadores manifestaram-se também no dia 3 junto à Assembleia da República para exigir alterações à proposta de Orçamento do Estado (OE), que possibilitassem melhorias no setor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entregaram, na altura, uma carta aos grupos parlamentares a explicar as suas reivindicações e a pedir que apresentassem, nesse sentido, propostas de alteração à lei do OE.

A FECTRANS tem-se queixado da degradação do serviço de transportes públicos, por falta de trabalhadores e de investimento em material, e considera que a situação se vai agravar se não forem tomadas medidas para contrariar a situação.

A estrutura sindical considera ainda inaceitável que a proposta de OE mantenha em 2017 no setor os salários de 2009, assim como o congelamento das carreiras e progressões.