O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta quinta-feira oito distritos de Portugal continental sob Aviso Laranja devido à queda de neve e de chuva.

Estão sob Aviso Laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco e Braga. Segundo o IPMA, os distritos vão estar sob Aviso Laranja até às 06h00 de sexta-feira.

Para os distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora e Portalegre foi emitido um Aviso Amarelo. Aveiro e Coimbra vão estar sob Aviso Amarelo devido à chuva, neve e vento, enquanto Évora e Portalegre foi emitido o alerta por causa da chuva. Em Setúbal, Leiria e Lisboa, o IPMA prevê vento com rajadas que podem atingir os 70 quilómetros/hora.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou esta quinta-feira para os perigos do mau tempo previsto para sexta-feira, aconselhando medidas preventivas face ao agravamento das condições meteorológicas.

O Aviso Laranja é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil. O Aviso Amarelo refere-se a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR