Já é uma tradição portuguesa: acabar de calculadora na mão. Com dois empates na quinta jornada da Liga dos Campeões, Benfica e FC Porto atiraram para o último jogo a decisão de passarem para os oitavos de final. Já têm ambos garantida a Liga Europa, prova para a qual o Sporting vai tentar qualificar-se na última jornada, já que saiu das contas de acesso ao mata-mata da Champions com a derrota frente ao Real Madrid na terça-feira.

Primeiro a boa notícia: Benfica e Porto só dependem de si para continuar em prova. Depois, a menos boa: precisam de ganhar para não dependerem de terceiros. E novamente uma boa: podem ambos perder e, mesmo assim, passarem à próxima fase.

O Benfica defronta um Nápoles que só necessita do empate para passar aos “oitavos”, mas pode precisar da vitória para ser o primeiro do grupo e evitar eventuais “tubarões” (os primeiros lugares dos outros grupos). O Dínamo de Kiev, que já nem à Liga Europa pode chegar, recebe o Besiktas que, com a vitória, garante o apuramento e até pode chegar ao primeiro lugar. É por isto que não há uma única equipa apurada neste grupo. Confuso?

Simplificando, o Benfica é apurado se:

  • Vencer o Nápoles em casa (se o fizer, arrecada também o primeiro lugar do grupo);
  • O Besiktas perder ou empatar (em ambos os casos, o Benfica pode perder. Mesmo que o Besiktas empate, os encarnados têm vantagem no confronto direto com os turcos, com o 3-3 desta quarta-feira).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tal como o Benfica, em caso de vitória sobre o já apurado Leicester, o FC Porto segue em frente sem depender do resultado do outro jogo. O empate até chegaria para os “dragões” ficarem em igualdade pontual com Copenhaga (no caso de este ganhar ao Brugge, que tem zero pontos), mas o clube dinamarquês tem vantagem no confronto direto (arrancaram um 1-1 no Dragão, face ao 0-0 de terça-feira na capital dinamarquesa).

O FC Porto é assim apurado na última jornada se:

  • Vencer o Leicester;
  • Empatar e o Copenhaga não vencer;
  • Perder e Copenhaga não vencer.

Já o Sporting, para chegar à Liga Europa não tem que fazer grandes contas: basta não perder, já que joga contra o seu adversário na luta por esse apuramento. O grupo do Sporting já tem as duas equipas apuradas e o Légia e o clube português vão lutar pelo pódio. O Sporting tem mais dois pontos que os polacos, pelo que o empate chega.

Para o Sporting chegar à Liga Europa precisa de:

  • Empatar ou ganhar ao Légia de Varsóvia.