Uma equipa de voluntários da Defesa Civil Síria, conhecidos como ‘capacetes brancos’, gravou um vídeo a simular o conhecido Mannequin Challenge (iniciativa da internet que consiste em gravar um vídeo com toda a gente ‘congelada’, como se fossem manequins).
No vídeo, filmado na cidade síria de Aleppo, aparecem dois voluntários a simular o resgate de um ferido coberto de destroços, enquanto permanecem parados. A meio, os socorristas apressam-se a retirar o homem dos escombros e a levá-lo para um local seguro.
Apesar de a Defesa Civil Síria defender que o vídeo foi bem intencionado, a iniciativa motivou uma onda de indignação. Por isso, a organização, que até já foi nomeada para o Prémio Nobel da Paz pelos seus trabalhos de resgate na Síria, emitiu um comunicado a explicar a situação:
“O vídeo e as publicações relacionadas foram gravados pelas RFS [Forças Revolucionárias da Síria, um grupo de media que apoia os rebeldes contra o regime sírio] com voluntários da Defesa Civil Síria, na esperança de criar uma ligação entre o horror da Síria e o mundo exterior, usando o Manequin Challenge, que é viral. Foi um erro, uma falta de bom senso, e pedimos desculpa em nome dos voluntários envolvidos”, lê-se num comunicado da organização, citado pela CNN.
As RFS também já reagiram, acusando o governo sírio e e a Rússia de terem utilizado o vídeo para “distorcer factos e alterar as perceções”. Isto porque os meios de comunicação russos levantaram questões sobre a legitimidade de outros vídeos de resgates da organização, depois se saber que este era simulado.
Não é a primeira vez que as RFS utilizam tendências da internet para captarem a atenção para a guerra civil no país. Em julho, a organização utilizou a moda do Pokémon Go para pedir auxílio para as crianças sírias em risco.