A leitura da decisão judicial de um homem acusado de mais de 30 burlas com notas de 50 euros, entre 2014 e 2016, está agendada para esta sexta-feira no Tribunal de Vila Nova de Gaia, no Porto.

No julgamento, que começou a 11 de outubro, o arguido confessou parte dos factos e justificou-os com a necessidade de conseguir dinheiro para comprar droga.

O suspeito de 42 anos admitiu que, até ser detido em março deste ano, entrava em confeitarias, cafés, pastelarias e restaurantes do norte do país e, enquanto simulava falar ao telemóvel, pedia sandes para levar e solicitava aos comerciantes para lhe trocar uma nota de 50 euros que nunca entregava, pondo-se depois em fuga num carro.

“O dinheiro que arranjava era para comprar cocaína e heroína para mim e para a minha namorada que, por vezes, me acompanhava, mas ficava sempre no carro”, disse na altura ao coletivo de juízes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O “burlão das notas de 50 euros”, como ficou conhecido, está acusado de 47 crimes, entre os quais 36 de burla qualificada, furtos, roubos, violência após a subtração, violação de imposições, condução perigosa de veículo rodoviário, resistência e coação sobre funcionário, ofensa à integridade física na forma tentada e dano.

Já sob vigilância das autoridades, o arguido viria a ser detido em março deste ano, após um perseguição que começou na baixa do Porto e terminou em Vila Nova de Gaia com o despiste do carro em que seguia a alta velocidade.

A sua companheira também está a ser julgada por coautoria de alguns crimes, estando sujeita a apresentações periódicas às autoridades.