Apps

Necessita de encontrar um padre para se confessar? Igreja vai lançar aplicação para o encontrar

122

Aplicação usa a mesma tecnologia do Tinder e permite aos utilizadores encontrarem missas e padres disponíveis para confissões. As dioceses de todo o mundo podem agora inscrever-se no serviço.

O arcebispo de Edimburgo, Leo Cushley, durante a apresentação da aplicação, no Vaticano

Twitter/@leocushley

Um arcebispo católico escocês lançou esta semana uma aplicação para smartphones que permite aos utilizadores encontrarem rapidamente a missa mais próxima ou um padre por perto a quem se possam confessar. A tecnologia de GPS utilizada, semelhante à da aplicação de encontros Tinder, já lhe valeu a alcunha de “Sindr” (do inglês sin, pecado), apesar de o nome original da aplicação ser The Catholic App (a aplicação católica).

A aplicação foi lançada na praça de S. Pedro, no Vaticano, na última terça-feira, pelo fundador do projeto, o arcebispo de Edimburgo, Leo Cushley. Na cerimónia de apresentação, Cushley defendeu que “é um pequeno pedaço de tecnologia que pode ter um grande impacto na forma como a Igreja Católica leva a misericórdia de Deus e a alegria do Evangelho ao nosso mundo contemporâneo”.

O vídeo promocional da The Catholic App

Maciej Zurawski, fundador da Musemantik, que apoiou a arquidiocese de Edimburgo na construção da aplicação, explica a visão por detrás do projeto. “Os websites estão a perder popularidade. O que é preciso para chegar à geração móvel é uma aplicação que seja inteligente e pessoal, uma aplicação que seja uma companhia, um amigo que tome a iniciativa e que inspire”, sublinha.

Entre as funcionalidades da aplicação encontram-se a possibilidade de encontrar a missa mais próxima, aceder aos horários das celebrações da diocese em que se encontra, saber onde é possível confessar-se nas imediações, agendar uma confissão ou ainda receber notícias e dicas de inspiração da parte das diferentes dioceses.

Segundo a página da The Catholic App, a aplicação vai estar disponível a partir de 2017, e as várias dioceses do mundo podem inscrever-se para fazerem parte do diretório. Só a partir do momento em que uma diocese se regista na aplicação é que passa a ser possível aceder às funcionalidades a partir do território.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: jfgomes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)