Portugal desceu esta sexta-feira do 14.º para o 18.º posto na Taça do Mundo de golfe, que decorre na Austrália, apesar de a dupla Ricardo Melo Gouveia/Filipe Lima ter efetuado uma volta melhor do que a de quinta-feira.

No Kingston Health Golf Clube, em Melbourne, os portugueses conseguiram esta sexta-feira 68 pancadas, marcando quatro ‘birdies’ (uma pancada abaixo) e dois ‘bogeys’ (uma acima).

Após a segunda volta, jogada no sistema ‘fourball’, os portugueses somam um agregado de 142 pancadas (duas abaixo).

A prova é liderada pelos dinamarqueses Soren Kjeldsen e Jacob Olesen, que somam 132 pancadas, menos três do que a dupla chinesa e menos quatro do que a espanhola, que seguem nas segunda e terceira posições, respetivamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Neste segundo dia do Campeonato do Mundo jogamos na modalidade de ‘Better ball’ e as coisas não correram a 100%. Acabámos bem, com dois ‘birdies’ nos últimos três buracos, muito importantes para a confiança”, escreveu Ricardo Melo Gouveia na sua página na rede social Facebook.

O lote de 56 jogadores é dividido em equipas de dois que vão competir em 72 buracos de ‘stroke play’: a primeira e a terceira volta são disputadas em ‘foursomes’, em que cada formação joga apenas com uma bola e pancadas alternadas entre os golfistas, e as segunda e quarta em ‘fourball’, com cada um dos golfistas de a jogar uma bola, contando o melhor resultado de cada equipa em cada buraco.

A Taça do Mundo distribui prémios no valor de 7,4 milhões de euros, dos quais 1,89 milhões para o vencedor.

A melhor classificação de Portugal na prova, que este ano celebra a sua 58.ª edição, foi o 13.º lugar conseguido em 2008 por Ricardo Santos e Tiago Cruz.

Segundo o regulamento, apuram-se para a Taça de Mundo os 28 jogadores melhor classificados no ‘ranking’ — apenas um por pais –, cabendo-lhes depois escolher o parceiro para a prova.

Após os Jogos Olímpicos Rio2016, prova na qual foi 59.º, Ricardo Melo Gouveia alcançou o 134.º posto da classificação mundial, o que que lhe permitiu apurar-se diretamente para a Taça do Mundo, na 24.ª posição.