A seleção portuguesa de futebol vai jogar com a Rússia, o México e a Nova Zelândia no grupo A da Taça das Confederações do próximo ano, que se disputa na Rússia. O primeiro jogo de Portugal vai ser contra a seleção mexicana, a 18 de junho de 2017, em Kazan. Segue-se a partida contra a Rússia, em Moscovo, e o jogo contra a Nova Zelândia, em São Petersburgo.

No grupo B ficaram as seleções da Alemanha, Austrália, Chile e a vencedora da Taça das Nações Africanas, que se disputa em janeiro.

Esta competição decorre entre 17 de junho e 2 de julho de 2017, um ano antes do Campeonato Mundial de Futebol, nos mesmos estádios. Para as seleções que participam é uma oportunidade para se ambientarem aos recintos e testarem equipas contra as melhores seleções do mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na Taça das Confederações participam as seleções campeãs das várias confederações, bem como a do país anfitrião e a campeã mundial. Assim, vão entrar em campo Portugal, Rússia (país anfitrião), Alemanha (campeã do mundo), Austrália, Chile, México, Nova Zelândia e a equipa vencedora da Taça das Nações Africanas.

A competição vai ser disputada em Moscovo, São Petersburgo, Kazan e Sochi.

O selecionador português, Fernando Santos, atribui favoritismo à Rússia, mas assume que os atuais campeões europeus vão participar na prova com um pensamento vencedor. “Vão ser confrontos difíceis em três cidades diferentes. Vamos ter de viajar. Mas vamos seguramente chegar aqui à Rússia e jogar para vencer. Jogo a jogo, vamos procurar ganhar”, afirmou Fernando Santos em declarações ao site oficial da Federação Portuguesa de Futebol, minutos depois do sorteio que decorreu em Kazan.

“A Rússia joga em casa e, naturalmente, assume-se como favorita, até pelo que vimos aqui hoje no sorteio. Pelas declarações que fizeram, demonstraram uma forte determinação em lutar pela vitória nesta edição da Taça das Confederações. Depois temos o México, que é a única formação do grupo que venceu a competição e que aspira a repetir esse feito. E ainda temos pela frente a Nova Zelândia, que vem de um futebol diferente mas que costuma aparecer forte em fases finais”, disse o selecionador nacional.

O selecionador mexicano, Juan Carlos Osorio, também já veio dizer que Portugal vai ser um adversário “muito difícil” no Grupo A da Taça das Confederações2017, que vai decorrer na Rússia, e que costuma demonstrar um futebol “muito elaborado”.

“Portugal tem um futebol muito elaborado, com extremos muito rápidos e conta com um dos melhores jogadores do planeta, que é Cristiano Ronaldo. Tem bons defesas e seguramente vai ser uma equipa muito difícil de defrontar”, afirmou Juan Carlos Osório.