O piloto Nico Rosberg é o novo campeão mundial de Fórmula 1. O alemão, ao volante de um Mercedes, terminou o Grande Prémio de Abu Dhabi em segundo lugar e ganhou assim o primeiro campeonato da carreira. Lewis Hamilton é vice-campeão e, em terceiro lugar, ficou Daniel Ricciardo.

Rosberg, de 31 anos, só necessitava de terminar no pódio do circuito Yas Marina para assegurar o seu primeiro título. A 21.ª e última prova do campeonato foi ganha por Hamilton, campeão do mundo em 2008, 2014 e 2015, que partiu da pole position.

Com os 18 pontos conquistados em Abu Dhabi, Rosberg somou 385 pontos, mais cinco do que Hamilton, segundo classificado no Mundial de pilotos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao longo do campeonato, Nico Rosberg conseguiu nove vitórias, cinco segundos lugares e dois terceiros. Na categoria de construtores, e com a disputa pelo título entre Rosberg e Hamilton a manter-se até ao fim, a Mercedes saiu novamente vencedora — pela terceira vez consecutiva.

Nico conquista este campeonato mundial 34 anos depois de o pai, Keke Rosberg, ter alcançado o mesmo feito. Na celebração, o piloto alemão disse estar “muito orgulhoso” de ter conseguido fazer o mesmo que o pai e mostrou-se ansioso pela presença de Keke em Abu Dhabi.