O piloto Nico Rosberg é o novo campeão mundial de Fórmula 1. O alemão, ao volante de um Mercedes, terminou o Grande Prémio de Abu Dhabi em segundo lugar e ganhou assim o primeiro campeonato da carreira. Lewis Hamilton é vice-campeão e, em terceiro lugar, ficou Daniel Ricciardo.

Rosberg, de 31 anos, só necessitava de terminar no pódio do circuito Yas Marina para assegurar o seu primeiro título. A 21.ª e última prova do campeonato foi ganha por Hamilton, campeão do mundo em 2008, 2014 e 2015, que partiu da pole position.

Com os 18 pontos conquistados em Abu Dhabi, Rosberg somou 385 pontos, mais cinco do que Hamilton, segundo classificado no Mundial de pilotos.

Ao longo do campeonato, Nico Rosberg conseguiu nove vitórias, cinco segundos lugares e dois terceiros. Na categoria de construtores, e com a disputa pelo título entre Rosberg e Hamilton a manter-se até ao fim, a Mercedes saiu novamente vencedora — pela terceira vez consecutiva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nico conquista este campeonato mundial 34 anos depois de o pai, Keke Rosberg, ter alcançado o mesmo feito. Na celebração, o piloto alemão disse estar “muito orgulhoso” de ter conseguido fazer o mesmo que o pai e mostrou-se ansioso pela presença de Keke em Abu Dhabi.