Dúvidas houvesse que a Tesla pretende estar na linha da frente no que à condução autónoma diz respeito, atente-se no anúncio feito por Elon Musk, o seu carismático CEO, que há algumas semanas atrás fez saber que todos os modelos da marca, desde então saídos da linha de produção, passavam a estar equipados com o hardware da nova geração do sistema Autopilot, que lhes permitirá evoluir na estrada sem qualquer intervenção do condutor. Única limitação: o dispositivo permanecer inactivo até que esteja pronta a versão definitiva do software destinado a comandá-lo; e, sobretudo, até que sejam emitidas as imprescindíveis autorizações legais que permitam a sua utilização na via pública. O que se espera que ocorra já em 2017, pelo menos nos EUA.

Para demonstrar todas as capacidades do sistema, a Tesla acaba de divulgar um novo vídeo que pretende ilustrar quer a perspectiva do veículo quando a circular em modo autónomo, quer as capacidades dos seus vários sensores e câmaras de monitorização. Ao longo de mais de nove minutos, o Tesla evolui por um percurso pré-definido pelo destino inserido no sistema de navegação, que inclui vias e tráfego urbano (com as inevitáveis situações de arranque e paragem, mudança de direcção em cruzamentos e entroncamentos, e o evitar de peões, tanto nas passadeiras como fora delas), condução em estrada e, até, uma manobra de estacionamento sem que ninguém esteja ao volante.

No início do filme, a Tesla faz saber que a pessoa que ocupa o lugar do condutor apenas se encontra a bordo para cumprir com as disposições legais, garantindo que esta não tem qualquer intervenção no controlo do veículo. Tudo ficando a cargo do software de gestão, das oito câmaras panorâmicas (que garantem uma visualização de 360° até 250 metros), dos 12 sensores electrónicos de nova geração (responsáveis pela detecção de objetos rígidos e macios) e do radar dianteiro (que permite ao sistema “ver” através da chuva, do nevoeiro, do pó e mesmo através do veículo que siga na frente).

Numa observação detalhada, é possível verificar a forma como as câmaras e sensores detectam, em tempo real, o que se encontra em seu redor, e como o veículo chega a circular a mais de 50 km/h. E também que, por vezes, a velocidade diminui de forma drástica sem razão aparente. Ainda sim, se quiser ter um vislumbre do que se prevê que venha a ser a condução do futuro, nada melhor do que ver atentamente este filme.

[jwplatform mDpiIOdu]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR