O Governo holandês patrocina uma iniciativa no mínimo… invulgar. Para que o efeito das drogas seja mostrado à comunidade online, o Governo forneceu droga a três Youtubers que as usam e mostram como os afeta. O canal educativo onde os vídeos são divulgados chama-se Drugslab, foi fundado pelo próprio governo e conta já com mais de 132.000 seguidores, avança o El Español.

A consciencialização dos efeitos das drogas é um ponto chave para o Governo, que financia este projeto didático original e controverso. No canal podem encontrar-se vários vídeos protagonizados por três Youtubers que experimentam, abertamente à frente das câmaras, várias drogas para mostrarem os seus efeitos.

Rens Polman, Nellie Benner e Bastiaan Rosman são os ‘escolhidos’ para a realização destes vídeos, que são publicados na íntegra e onde os jovens experimentam drogas como LSD, haxixe, MDMA, cocaína…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante os vídeos, os protagonistas vão descrevendo o que estão a sentir, quer nas alterações de humor, alucinações, riso, choro, vontade de dançar, dores de cabeça, náuseas, perda de reflexos, mudanças de temperatura… Para além de ser possível ver os próprios comportamentos e também a descrição, por parte dos jovens, do que estão a sentir, as explicações são também acompanhadas de descrições científicas sobre a forma como o corpo dos jovens está a ser afetado com o uso da droga em questão. Apela-se para que não se repita em casa o conteúdo visualizado ou, pelo menos, que se sigam as recomendações a nível das ‘dosagens seguras’.

No início, tudo parece bem, sem quaisquer efeitos, mas depois a situação altera-se e os efeitos são visíveis, quer a nível físico quer mental, nos vários vídeos que são postados no canal.

Os efeitos variam não só de droga para droga, como também de pessoa para pessoa, devido ao peso, idade ou sexo. Os riscos para a saúde também variam, especialmente no que diz respeito à quantidade e ao prazo do consumo das drogas.

Veja no vídeo abaixo um dos exemplos onde o jovem Bastiaan é afetado após consumir LSD. No início, tudo parece normal, no entanto, à medida que o tempo passa o jovem começa a ver os objetos que tem em cima da mesa e mexerem-se, a cabeça começa a parecer-lhe esquisita como se não fosse a sua, a temperatura começa a subir-lhe e quando se vê ao espelho Bastiaan vê a sua cara a mexer-se também. Admite sentir-se nauseado e com fome. De seguida, afirma que a comida também se está a mover. As reações do jovem tornam-se também lentas. Enquanto tudo isto acontece, o outro Youtuber vai explicando as razões científicas de tal estar a acontecer e vai dando ainda alguns conselhos sobre as dosagens.