Um parque de diversões no Japão foi obrigado a encerrar a sua pista de gelo depois de várias críticas, por propor aos visitantes patinar sobre milhares de peixes congelados.

https://www.youtube.com/watch?v=K82ERxxUpB8

O The Guardian conta que o Space World, situado na cidade de Kitakyushu, no sudoeste do Japão, acabou por ceder à pressão e fechou as instalações no domingo, depois de ter sido lançada uma campanha online que criticava esta iniciativa e a adjetivava de “cruel” e “imoral”.

Depois desta onda de revolta, o parque de diversões pediu desculpa às pessoas que se sentiram desconfortáveis com a situação num comunicado citado pelo Japan Times. “Nós pedimos as nossas mais sinceras desculpas às pessoas que se sentiram desconfortáveis com o Ice Aquarium. Em resultado disso, o evento encontra-se cancelado a partir de hoje (domingo)”.

Segundo declarações de um porta-voz do parque de diversões ao jornal Asahi Shimbun, citado pelo The Guardian, tinha sido também divulgado nas redes sociais que os peixes teriam sido congelados vivos, mas a informação é desmentida. “Surgiram equívocos na Internet que diziam que os peixes foram congelados quando ainda estavam vivos, mas isso é mentira. Na altura nós devíamos ter falado melhor acerca do assunto”, refere o porta-voz.

A pista de patinagem tinha mais de 5.000 peixes mortos – arenques e cavalas entre outros – comprados a partir num mercado local e que, segundo a AFP, já se encontravam impróprios para consumo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foram até formados desenhos com estes peixes: uns a dizer “hello”, outros com setas, cuja intenção era mostrar aos visitantes qual o caminho a seguir.

Captura de ecrã 2016-11-28, às 12.32.53

Captura de ecrã 2016-11-28, às 12.33.01

Outras partes da pista de gelo mostravam ainda outros animais marinhos, como raias e tubarões baleia, mas o Space World admitiu que eram apenas fotografias ampliadas e coladas no gelo.

Captura de ecrã 2016-11-28, às 12.53.37