A startup UpHill foi distinguida, no sábado, com o 18.º Prémio do Jovem Empreendedor, promovido pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional e da Caixa Capital.

Além do prémio monetário de 20 mil euros, a empresa vai receber um financiamento de 50 mil euros da Caixa Capital, sociedade gestora de fundos de capital de risco do grupo CGD, e ganhou o acesso à final do Caixa Empreender Award, onde pode arrecadar um prémio de 100 mil euros.

“A tudo isto há ainda que somar os apoios atribuídos no âmbito do Prémio do Jovem Empreendedor, avaliados em 10 mil euros e consubstanciados em diversos serviços empresariais da ANJE”, por exemplo, nas áreas da formação, mentoria, fundraising, networking, incubação e aceleração, explica a associação em comunicado.

A UpHill foi fundada na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, por Luís Patrão (CEO), Duarte Sequeira e Eduardo Freire Rodrigues. Os criadores desenvolveram um ecossistema de quatro soluções SaaS (Software as a Service) para evitar os erros clínicos nos hospitais e otimizar os serviços de saúde. Nos EUA, por exemplo, a negligência médica é a terceira causa de morte no país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ecossistema de software criado vai permitir gerir eventos formativos, planear e acompanhar o progresso dos profissionais de saúde, correr cenários de simulação em diferentes dispositivos e avaliar o desempenho das equipas médicas. Analisando depois os dados recolhidos, os hospitais podem comparar equipas, detetar lacunas de aprendizagem e promover o cumprimento de procedimentos internos, aumentando assim o grau de eficiência terapêutica e a melhoria dos resultados clínicos. Desta forma, os profissionais de saúde podem também ter feedback sobre o seu trabalho e integrar programas de aprendizagem individuais e em equipa.

O galardão foi entregue no sábado, no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, e a cerimónia contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Entre as 164 ideias de negócio a concurso, a UpHill distinguiu-se entre os quatro projetos finalistas (TOPAME, Pet Universal, Roundhouse e UpHill).

O prémio foi criado pela Academia dos Empreendedoras da ANJE, em 1998, para distinguir e financiar propostas ou protótipos de negócio e empresas em fases iniciais de desenvolvimento. Na primeira edição, o prémio foi entregue à Critical Software, que tem hoje escritório em Silicon Valley, tendo já distinguido empresas como a Crioestaminal e a Biosurfit, entre outras.