Um espião dos serviços de informações alemães foi detido na sequência da investigação a um plano de realização de um atentado à sede da agência, localizada em Colónia, segundo noticiou o Der Spiegel. A publicação adiantou que o quadro terá feito uma “confissão parcial” e que terá passado informação “sensível” sobre a BfV, a agência de segurança interna da Alemanha, para os conspiradores islamistas.

Um porta-voz da agência de informações revelou que o espião em causa, de 51 anos, é acusado de ter feto declarações islamistas na Internet sob um nome falso e de ter oferecido informação sobre os serviços para os quais trabalhava através de chats. O suspeito estava, desde abril, envolvido numa operação de recolha de informação sobre o islamismo na Alemanha e, através das conversas mantidas online, terá sido possível saber que o espião tentava recrutar elementos islamistas para os serviços de informação com o objetivo de montar um atentado contra “não crentes”.

O jornal alemão refere que a família do suspeito desconhecia a sua conversão ao Islão e a radicalização que se seguiu. A Alemanha está em estado de alerta elevado para a eventualidade de ocorrência de novos atentados no país. O Daesh reivindicou dois atentados em julho passado, num comboio na região de Wuerzburg e durante um festival de música em Ansbach. Também em Munique houve um ataque, em que faleceram nove pessoas, perpetrado por um jovem germano-iraniano de 18 anos que estava sob tratamento psiquiátrico e obcecado por homicídios em massa,

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR