“Não existe, absolutamente, nenhuma intenção de irmos abaixo daquilo que hoje temos.” As palavras são de um dos mais altos responsáveis da Porsche, Detlev von Platen, e visam negar, de forma categórica, os rumores recentemente publicados por algumas revistas e sites da especialidade, que apontavam para a possibilidade de a marca de Estugarda estar a preparar o lançamento de um modelo mais pequeno e acessível do que o actual Macan. Por isso, se sonhava com a possibilidade de vir a adquirir um Porsche mais baratinho, esqueça: o 718 Boxster e o SUV compacto lançado em 2014, e que é já o seu modelo mais vendido na Europa, continuarão a assegurar o acesso à gama da Porsche.

Platen foi mesmo mais longe, sublinhando que, ao invés de ponderarem a adição de propostas mais baratas à sua oferta, os responsáveis da Porsche estão antes concentrados naquilo que a marca representa:

Somos um fabricante de automóveis desportivos. Não temos nada a ganhar com a criação de um Porsche mais barato no futuro. Não de trata de quantidade, mas da qualidade naquilo que fazemos”, referiu.

Não significa isto, todavia, que a Porsche não esteja a planear ampliar a sua oferta, nomeadamente através do desenvolvimento de uma inédita berlina desportiva de propulsão exclusivamente eléctrica, antecipada pelo espectacular protótipo Mission E.

Mas, segundo este responsável pelo fabricante alemão, a expansão de produtos também vai para além de novos modelos: “Se queremos ser consistentes com a estratégia de produto que temos tido, no futuro os nossos investimentos irão também para o desenvolvimento de novos serviços em torno do automóvel.” Por exemplo, e mais uma vez segundo von Platen, desenvolvendo uma funcionalidade de estacionamento que permita que o próprio veículo identifique o lugar disponível, guie o condutor até ao local e assegure o pagamento pela respectiva utilização.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR