As bolsas europeias seguem, esta quarta-feira, praticamente inalteradas, com os investidores à espera de ouvir o presidente do Banco Central Europeu (BCE) sobre o futuro da Europa. Cerca das 8h30 em Lisboa, o Eurostoxx 50, o índice que representa as principais empresas da zona euro, seguia a recuar 0,07%, negociando nos 3.036,27 pontos. As principais bolsas europeias seguiam a negociar praticamente inalteradas e Lisboa recuava 0,26% para os 4.422,41 pontos.

Os investidores estarão, esta quarta-feira, atentos às palavras do presidente do BCE, Mario Draghi, sobre o futuro da Europa, num momento em que a instituição financeira está a pedir aos países do euro medidas para apoiar a sua política de estímulos.

Esta quarta-feira serão também conhecidos diferentes dados macroeconómicos como o desemprego na Alemanha, os preços ao consumo de novembro em Paris ou a estimativa rápida da inflação na zona euro.

No mercado de matérias-primas, o barril de petróleo Brent, de referência na Europa, iniciou a sessão nos 46,80 dólares, à espera da decisão que adotem, esta quarta-feira, os ministros dos países da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para cortar a oferta de crude pela primeira vez em oito anos. O euro, por sua vez, trocava-se a 1,0630 dólares, mais 0,12% face ao fecho da última sessão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR