Aquela sensação eterna de ter mãos e pés gelados em qualquer sítio que não dentro da cama não é impressão sua. Há mesmo quem lhe chame “frio crónico” e, antes de mais, é importante dizer que as mulheres tendem a sentir muito mais frio do que os homens. Ao conservarem mais calor em torno dos órgãos vitais, as extremidades (mãos e pés) das mulheres acabam por ficar frias. E como a temperatura das nossas extremidades tende a controlar a forma como o resto do corpo se sente, é possível que nos sintamos geladas o dia todo — menos na cama.
Esta informação foi dada por Roshini Rajapaksa, professor na Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque, em resposta a um leitor da revista Health que questionou o médico sobre qual a razão para estar sempre com frio, mesmo quando os outros à sua volta não o sentem. E embora qualquer pessoa possa ter uma maior tendência natural para ter frio, há algumas razões que explicam esta sensação constante de estar gelado. E outras a que deve estar atento.
Ter baixa gordura corporal
Se tiver um índice de massa corporal abaixo de 18,5, está abaixo do peso recomendado. O site Bustle explica que ao ter menos gordura para isolar o corpo, fica-se mais vulnerável ao frio. O corpo também pode estar a produzir menos calor, uma vez que não trabalha com uma quantidade adequada de calorias.
Não estar a dormir o suficiente
Quando estamos cansados, o nosso metabolismo e circulação tendem a abrandar. Além disso, a fadiga diminui a atividade muscular e, como usar os músculos gera calor, deixa o corpo (ainda) mais frio no inverno. O jornal britânico Mirror acrescenta que, ao estar cansado, o corpo não consegue reabastecer os níveis de energia para combater o frio.

(Foto: Joshua Lott/Getty Images)
Disfunção da tiroide
Ainda de acordo com a Bustle, pessoas com hipotiroidismo têm uma tiroide que não produz hormonas suficientes. E essas hormonas regulam várias funções corporais, como o metabolismo, os níveis de energia e — o que interessa neste tema — a temperatura corporal. Se se sente constantemente gelado/a, mesmo em sítios aparentemente quentes, uma ida ao médico pode ser importante para se fazer um check-up aos níveis da tiroide.
Estar desidratado
A água ajuda o corpo a reter o calor e a libertá-lo mais lentamente de forma a manter uma temperatura corporal confortável. Trabalhar num escritório com ar condicionado, fazer uma caminhada a pé no trajeto para o emprego ou simplesmente esquecer-se de beber água durante o dia são gestos que podem rapidamente desidratar o corpo. E quando o corpo está desidratado, os níveis de energia caem e, voilá, não consegue aquecer.
Três gestos instantâneos que ajudam a aquecer
↓ Mostrar
↑ Esconder
Holly Phillips, médica e autora do livro “The Exhaustion Breakthrough”, refere três impulsionadores de calor:
- Comer uma banana: A banana tem açúcares naturais e mais amido que a maioria dos outros frutos. Além de dar energia instantânea, também a liberta lentamente para manter o corpo a trabalhar,
- Fazer este teste de pressão: junte a ponta do polegar com a ponta do dedo indicador, faça pressão durante dois minutos e liberte gradualmente. Este pequeno gesto vai estimular o fluxo de energia.
- Seguir a aromaterapia: há alguns cheiros que estimulam o corpo, como alecrim, limão ou zimbro. Inalar algumas gotas destes óleos durante alguns segundos aumenta a energia do corpo.
Ter má circulação
Se as suas mãos e pés estão sempre gelados mas o resto do corpo até está confortável, isto pode significar que tem má circulação, o que impede o sangue de fluir para as extremidades. E há várias doenças que causam má circulação, desde os problemas de tiroide até cardiovasculares. Uma visita ao médico é, mais uma vez, recomendada.
Falta de ferro ou vitaminas B
Tanto o ferro como a vitamina B têm um papel importante na capacidade do corpo em regular a temperatura. E, na verdade, deficiências de ferro são, normalmente, as razões mais comuns para se estar constantemente com frio. A revista Health explica que uma deficiência de ferro significa que o corpo não tem glóbulos vermelhos suficientes para transportar o oxigénio para os tecidos corporais. Isso resulta em má circulação e, em consequência, muito frio. Já as vitaminas B são importantes porque ajudam o corpo a converter os alimentos em energia e, como já dissemos lá em cima, sem energia o corpo não consegue produzir calor.
Ter fome ou saltar refeições
Quando sentimos fome — aquele roncar no estômago –, isso significa que o nosso corpo já está a implorar por alimentos. Nessa altura o corpo entra num modo de piloto automático em que conserva energia e, por isso, produz menos calor. Pelo menos até voltar a comer, explica a Fox News.