Mais de 83 mil utentes optaram por consultas em hospitais fora da sua rede habitual desde que, há seis meses, entrou em vigor o livre acesso e circulação de utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), a que a agência Lusa teve acesso, 83.184 utentes foram referenciados para uma primeira consulta fora da rede hospitalar habitual, entre 1 de junho a 22 de novembro deste ano.

Desde 1 de junho que “o cidadão que aguarde pela primeira consulta de especialidade hospitalar pode, em articulação com o médico de família responsável pela referenciação”, pode “optar por qualquer uma das unidades hospitalares do SNS onde exista a especialidade em causa”.

Os hospitais mais escolhidos pelos utentes foram o Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto (37,5%), os centros hospitalares de Lisboa Norte (37,3%), de Lisboa Central (30,6%), do Porto (27,8%) e de São João (22,9%).

As unidades com mais utentes que solicitaram consultas fora da sua rede hospitalar habitual foram os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora (28,2%), de Sintra (28,1%), do Oeste Sul (21,9%), do Grande Porto II – Gondomar (21,7%) e Tâmega III – Vale do Sousa Norte (20,7%).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR