A Ordem dos Médicos emitiu, esta quarta-feira, um comunicado a advertir os profissionais de saúde de marcarem presença em convívios de Natal organizados pelos laboratórios. Na nota informativa — intitulada “Natais sem indústria farmacêutica” — a Ordem começa por relembrar a assinatura de um novo protocolo com a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) e a Associação dos Médicos Portugueses da Indústria Farmacêutica (AMPIF) que “regula a ética e a transparência das relações entre os médicos e a indústria farmacêutica”.

Numa época festiva como o Natal é usual as organizações e empresas organizarem jantares e outros eventos de convívio, para assinalar a data com os seus colaboradores. No entanto, o pedido ou oferta do patrocínio de eventos por parte da indústria farmacêutica constitui uma violação do protocolo assinado e poderá “conflituar com o Código Deontológico da Ordem dos Médicos”, diz o comunicado.

A Ordem termina o comunicado a referir a confiança que tem nos profissionais de saúde, que devem dar um exemplo de “transparência” e “independência”.

Temos a plena convicção que todos os médicos sabem manter um relacionamento responsável, digno e ético com a indústria farmacêutica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR