É oficial. O socialista François Hollande não será candidato às eleições presidenciais de abril. O anúncio foi realizado esta quinta-feira à noite.

A retirada de Hollande (a cumprir mandato desde 2012) pode significar a candidatura de outro socialista ao palácio do Eliseu: o primeiro-ministro Manuel Valls. Aliás, das declarações de Hollande se subentende que este não se candidata para que a esquerda não de divida entre o próprio e Valls.

“Decidi que não serei candidato”, disse Hollande num discurso transmitido pela televisão. E acrescentou: “Movo-me apenas pelo interesse superior do país. Sou consciente dos riscos que uma campanha à minha volta originaria. Como socialista, não me posso resignar à dispersão da esquerda”.

O anúncio de François Hollande surge dias depois da vitória de François Fillon (derrotou Alain Juppé à segunda volta; Sarkozy ficou de fora à primeira) nas primárias de centro-direita em França. Contas feitas, Fillon será candidato. As outras candidaturas já anunciadas são as do ex-ministro da Economia francês, Emmanuel Macron, e a da líder da Frente Nacional, Marine Le Pen.

As sondagens dão a vitória a Fillon na primeira volta e a passagem de Le Pen à segunda. Quanto a François Hollande, é a primeira vez (na Quinta República) que um Presidente não se recandidata a um segundo mandato.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR